terça-feira, 30 de agosto de 2011

ORIGEM DO MOVIMENTO

Camaradas,

O Movimento Autônomo dos Trabalhadores de Tecnologia da região de Blumenau surgiu com a necessidade de reunir os trabalhadores contra a exploração no trabalho. Isso ocorre no momento em que a classe trabalhadora do setor na região encontra-se estagnada e imóvel diante dos baixos salários, longa jornada de trabalho, crescimento econômico das empresas, etc.

Estamos de alguma forma tentando nos expressar contra a exploração e o imobilismo em que nos encontramos. O MATT não quer e nem deve assumir toda a responsabilidade e iniciativa da luta contra a exploração. A luta deve ser de todos nós em unidade, todos nós somos o movimento e devemos nos mover. Pois a classe opressora de empresários está bem organizada, possui o aparelho estatal, a mídia etc, que os representam. Em contra partida devemos nos auto organizar, articular nossas lutas. Para isso, as nossas relações de amizade e luta devem estar mais estreitas, percebemos que ao mesmo tempo em que não estamos próximos na expressão teórica da luta, também estamos de um certo modo isolados na prática. Isso acaba gerando um imobilismo que conserva a exploração. Para superar isso, é necessário reflexões e dicussões entre nós, regularmente precisamos nos reunir e debater sobre o que nos cerca.

No entanto, há algumas pessoas que não acreditam no seu inconformismo espontâneo, e deixam de lutar. Passam a realizar exatamente o que negam, assumem valores e ideologias dominantes, admitem a exploração. Acreditamos que isso ocorra não apenas por falta de luta pessoal contra os valores falsos, mas também porque os camaradas de luta não conseguem estreitar suas relações de amizade, solidariedade etc. Devemos estreitar nossas concepções e estratégias teóricas, porém também devemos afirmar e praticar as relações de uma sociedade humana todos os dias, isso deve fazer parte do nosso cotidiano. Algo não tão simples de realizar no atual contexto histórico, mas precisamos nos ajudar a superar os conflitos pessoais ou coletivos com a qual nos defrontamos.

Parece que somos apenas realmente amigos quando juntos percebemos a exploração. Nós temos que acordar e não acreditar apenas nisso, a nossa amizade não é só da luta, ela é e tem que ser uma amizade verdadeira da totalidade de nossas vidas. Para superar esses conflitos, precisamos nos disvencilar das relações antagônicas a igualdade, paradigmas e prioridades individualistas etc, pois essas prioridades somente ganham elevada importância quando não há confiança na amizade com os camaradas de luta.

Vamos JUNTOS à luta! Precisamos uns dos outros!

"Motivação é aquilo que você perde quando alguém é promovido acima de você e que assume a tarefa de motivá-lo." (autor desconhecido)

Em breve, esperamos nos encontrar e entrar em contato: mattblumenau@gmail.com.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário